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Avaliação Quadrienal da CAPES

A Avaliação Quadrienal da CAPES é um processo realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Brasil, destinado a avaliar programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Realizada a cada quatro anos, essa avaliação examina diversos critérios, como a produção científica, a formação de recursos humanos e a infraestrutura de pesquisa. Os resultados são usados para orientar decisões sobre financiamento e fomento, além de contribuir para a garantia da qualidade dos programas de pós-graduação no país.

Durante a Avaliação Quadrienal da CAPES, os programas de pós-graduação são classificados em uma escala de conceitos que variam de 1 a 7. Programas com conceito 1 ou 2 são descredenciados, pois não atendem aos padrões mínimos exigidos. Para a manutenção de um programa de mestrado, é necessário obter pelo menos o conceito 3, enquanto para a oferta de doutorado, o conceito mínimo exigido é 4. Um programa classificado com o conceito 5 é considerado de qualidade muito boa, estando acima da média nacional. Os conceitos 6 e 7, os mais altos na escala, são atribuídos apenas a um número restrito de programas, indicando um nível de excelência máxima, com padrões de qualidade comparáveis aos melhores programas internacionais.

Conceito do PPG-EM - UERJ


Panorama atual e perpectivas futuras do PPG-EM (Quadriênio 2021-2024)

A alteração dos critérios de avaliação durante o quadriênio influenciou significativamente a avaliação quadrienal 2017-2020 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPG-EM). Apesar dos desafios notáveis enfrentados no período anterior, o programa tem mostrado uma evolução contínua e positiva. Atualmente, o PPG-EM está em uma fase de crescimento e desenvolvimento, com expectativas de alcançar um conceito 4 na próxima avaliação da CAPES. Esta previsão otimista baseia-se na implementação de novas diretrizes internas, que alinham o programa com os critérios atualizados.

Durante a visita realizada pela Comissão Avaliadora da CAPES ao PPG-EM nos dias 9 e 10 de novembro de 2023, foram observadas e reconhecidas várias iniciativas positivas. A Coordenação do PPG-EM demonstrou esforços na implementação de estratégias de melhoria, acompanhadas de um envolvimento ativo e comprometido do corpo docente. Além disso, constatou-se um engajamento significativo do corpo discente nas atividades que lhes são pertinentes. Essa avaliação levou a Comissão Avaliadora a recomendar a manutenção do programa de Doutorado do PPG-EM até a conclusão da próxima avaliação quadrienal, refletindo a confiança no potencial contínuo de desenvolvimento do programa.